Saturday, May 19, 2007

O teatro para a infância e juventude

O teatro representa uma importante manifestação artística, que, recorrendo aos mais diversos artifícios, tem contribuído, desde tempos imemoriais, para a definição da identidade cultural dos povos.
Durante a infância e juventude, é fundamental que a criança contacte com a arte cénica e as artes de um modo geral, para que o seu crescimento seja pleno. E é importante que esse contacto se faça, também, nos locais próprios para a apresentação de espectáculos, incutindo nela o hábito de “ir ao teatro”.
Não obstante, a realização de festivais de teatro para a infância é ainda incipiente na região Norte, pelo que, a continuidade do trabalho que o TeatroArado vem realizando desde há dois anos deve ser encorajada, no sentido de formar públicos e, porventura, despertar em alguns a sua vocação artística.
Cabe-me, assim, saudar a organização que se empenha na promoção do teatro, estimulando jovens para a sua prática e fruição, num verdadeiro compromisso com a cultura teatral.


Helena Gil
Delegada Regional da Cultura do Norte

Thursday, April 12, 2007

Programa



NAS MÃOS DOS BONECREIROS


Sinopse

Nas Mãos dos Bonecreiros porque, mais do que uma razão são factos, os bonecreiros dão vida aos actores e os actores aos bonecreiros. As histórias passam a ter vida em dois tamanhos, o dos bonecreiros e o dos actores. Mas afinal, quem resiste à Carochinha? Ou quem gostaria de provar um Caldo de Pedra bem especial, e, quem gostaria de saber fazer um na sua própria casa? Quem não gosta de ouvir contar histórias? Quem não gosta de dar umas boas gargalhadas? Pois então, o público está Nas Mãos dos Bonecreiros.

Enc. Roberto Merino Interpretação André Pedro, JuCruz, Luís Trigo, Miguel dos Santos e Rita Burmester.

Wednesday, April 11, 2007

O GRANDE NEVÃO


Sinopse

Espectáculo juvenil pelos alunos do 1º ano do curso de Teatro da ESAP. “o grande nevão ou variações sobre um único tema”.
De pano de fundo um livro, o único e sobrevivente livro que fala de um menino abandonado por causa de um oráculo… a história do pai e da mãe da criança … e há também a necessidade de rir e de lustrar as mãos para esquecer o frio de um grande nevão outonal, invernal ou nuclear…


Encenação: Roberto Merino

Interpretação: João do Russo, Maria Escaleira, Diogo Pinho, Isabel Cortes, Fernando Leiras, Júlio Filipe Cardoso, Helena Duro, Pedro Saraiva, Rita Isabel e Rita Vieira.

Luz: Manuel Ângelo Mota.

Som: Roberto Merino

ESAP 1º do curso de Teatro.

AS AVENTURAS DO CAVALEIRO DA TRISTE FIGURA


SINOPSE
Depois de ter lido muitos romances de cavalaria, um velho fidalgo de La Mancha resolve partir em busca de aventuras seguindo o exemplo dos heróis dos seus livros. Acompanhado de um lavrador, seu vizinho, D. Quixote deixa-se levar pela imaginação transformando situações normais do quotidiano em atribuladas aventuras.

ELENCO
Diogo Lima, Mariana Castro, Francisca Tadeu, Rita Leite, Raquel Vilela, Hugo Pinheiro, Flávia Gomes e Ana Filipa Marques.

Enc. Rosário Costa Produção TeatroArado

Tuesday, April 10, 2007

OS SETE E O LOBO


Sinopse


Era uma vez uma casa branca situada no meio de um verde bosque. Tinha uma porta e uma janela, virada para um jardim de flores. Onde vivia a senhora cabra e os seus sete cabritinhos. Espectáculo realizado pelas crianças do atelier de teatro onde a expressão dramática constitui uma actividade enriquecedora.


Enc Pedro Saraiva Texto A partir do conto dos irmãos Grimm Interpretação Ana Vasconcelos, Ana Costa, Ana Mafalda Ferreira, António Cabral, Bárbara Fernandes, David Cabral, Duarte Tavares, Eduardo Nogueira, Francisco Matos, Guilherme Francisco, Joca, João Gonçalo Cunha, Daniel Graça, Marta Coutinho, Marta Lourenço, Pedro Lobo e Valentina Soares Músico Paulo Rodrigues.

Monday, April 9, 2007

PIM PIM PINGUIM


Sinopse


Era uma história que começava assim: pim, pim, pinguim vivia numa terra toda branca. Pim, pim, com nuvens brancas. Pim, pim, e um céu da cor da terra e do mar, pim. Às vezes pim pim, pinguim. Passeava longos passeios pim, outras vezes pim pim. Mas um dia aconteceu que pim pim pim pinguim... pim, pim, pum?

Encenação e Texto Pedro Saraiva Elenco Abílio Cardoso, Ana Raquel Cruz, Ana Rute Moreira, Bruno Pereira, Célia Mendes, Cláudia Silva, Cláudia Ferreira, Cristiana Silva, Eurico Moreira, Filomena Bouça, Jorge Pereira, Arménio Peixoto, Maria Salomé, Miguel Carneiro, Pedro Leite, Alda Alves e Jorge Valente.

Sunday, April 8, 2007

DIZ QUE DIZ


Sinopse


Num espaço algures entre a casa e o quintal, três actores, com algumas palavras e outros tantos objectos, deixam-se habitar por versos miudinhos cheios de sim e de não e personagens mirabolantes vindas em contra-mão. Surge a minhoca que do fundo do buraco, acesso directo para a desesperança percebe que para poder basta querer...


Adaptação dramatúrgica, Criação e Interpretação Catarina Lacerda, Rodrigo Malvar e Rosário Costa Texto António Torrado Criação e Execução Plástica Sofia Pereira Desenho de Luz Jorge Castro Apoio Musical António Sérgio Design Susana Guiomar Produção Teatro do Frio.

Saturday, April 7, 2007

CONVERSA À SOMBRA

“A escrita infanto-juvenil para o teatro”

_ Maria Alberta Menéres _ Escritora de livros infantis e juvenis
_ Fernando Peixoto _ Historiador, Encenador e Professor
_ José Manuel Couto _ Professor de Análise Textual
_ João Luís _ Encenador do Pé de Vento

Friday, April 6, 2007

JEREMIAS O PALHAÇO


Sinopse



O espectáculo retrata a vida de um palhaço que faz o mesmo espectáculo há anos.
Ele já não gosta muito do espectáculo, está farto, mas faz, porque as pessoas gostam. Mal vestido, trapalhão e malandro, Jeremias é desleixado e mal humorado… como músico, malabarista e ilusionista, vai entretendo toda a gente…menos a si próprio.




Interpretação Diogo Pinho.